sexta-feira, 4 de setembro de 2015

MUITO ALÉM DE SOL E MAR: A ARTE DE ESPEDITO SELEIRO


Pode quem aprecia arte não conhecer o trabalho genial de Espedito Seleiro? Confesso que só há muito pouco tempo soube da existência desse artista (ah se vocês pudessem ver a minha cara envergonhada...), considerado o maior artesão em couro do Brasil.

Filho, neto e bisneto de seleiros, Espedito Veloso de Carvalho, nascido em Arneiroz, sertão cearense, começou a trabalhar com couro aos 8 anos de idade, auxiliando o pai, vaqueiro e seleiro na confecção de selas, gibões e outras peças típicas do sertão nordestino. Aliás, o pai de Espedito criou uma sandália diferente para Lampião, Corisco e seus cangaceiros, com sola retangular para despistar pegadas. A partir daí tudo mudou.

Com a morte do pai em 1971, Espedito levou todos os irmãos para a cidade de Nova Olinda, na Chapada do Araripe, sul do Ceará, onde já morava e juntos criaram uma associação familiar. De lá saem selas, itens de vestuário, acessórios e mobiliário, tudo em couro manualmente trabalhado, numa riqueza de detalhes que só vendo para crer.

Com sua obra reconhecida até com a Ordem do Mérito Cultural, honraria outorgada pelo Ministério da Cultura, em 2011, Espedito desenvolveu junto aos irmãos Campana ( Fernando e Humberto) a coleção Cangaço e já teve seus sapatos no desfile Verão 2005/2006 da Cavalera.

Certa vez, ele disse em uma entrevista "EU GOSTO DE FAZER DIFERENTE, FAZER IGUAL É MUITO FÁCIL". Sabe tudo, Espedito Seleiro!!!!


                              A POESIA EM COURO DE ESPEDITO SELEIRO

















                                                                      Fotos: Reprodução


Uma cadeira do Espedito Seleiro na minha sala é a partir de agora sonho de consumo. Perfeição, ainda mais nesses tempos de reforma e pintura. EU QUERO MUUUUUUIIIITTTTOOOO!!!!!! BEIJOS!!



Espedito Seleiro
Nova Olinda, Cariri, Ceará
Telefone: (55) (88) 999270402 

Nenhum comentário:

Postar um comentário