sábado, 20 de janeiro de 2018

ORGANIZAÇÃO: DEVAGAR SE VAI AO LONGE.



Organização é uma coisa engraçada. Cada pessoa tem o seu próprio método, o seu jeito particular de arrumar as coisas. Longe de mim ser exemplo de perfeição doméstica, por isso mesmo tenho pesquisado muito sobre o tema na busca de encontrar uma maneira que torne esse processo (de organização) mais suave, menos estressante e cansativo. Li vários livros e artigos de revistas especializadas no assunto, assisti a diversos vlogs, conheci o trabalho de muitos personal organizers, visitei incontáveis blogs. Posso garantir que encontrei de tudo: propostas de mudanças radicais, outras nem tanto. Algumas sugerem trabalho incessante até tudo estar pronto, outras propõem um cômodo por vez até ficar tudo "nos trinques". Nada disso era viável para mim. Juro que só de imaginar, desistia. 




Foi aí que eu esbarrei com o canal DIVIRTA-SE ORGANIZANDO. De cara gostei do nome. Ana Carolina, a doce e graciosa dona do canal, lançou um desafio que despertou a minha curiosidade. Chamado 31 DIAS DE ORGANIZAÇÃO, fui ver do que se tratava. E a ideia me encantou: uma tarefa por dia, um pouquinho por vez, durante todo o mês de janeiro. Ficaram curiosas? Então deixem a própria Carol (a louca, se achando íntima) explicar como funciona:





Como deu para perceber, ao invés de organizar TODA a cozinha (e terminar o dia E XAUS TA), foi sugerido dar atenção APENAS À GELADEIRA!!! Viriam depois os potes e panelas, despensa, eletrônicos, arquivos digitais, e por aí vai. Entenderam por que achei super interessante o conceito?  Agora era adaptar a minha realidade. E foi assim que eu já organizei todos os utensílios de cozinha, a  despensa, a lavanderia, as roupas de cama e banho, os armários dos banheiros, o louceiro. Algumas tarefas levaram mais de um dia (um pouquinho por vez, lembram?), mas no final nada ficou fora do lugar. Foi descartado tudo que já não servia, estava descasado, manchado, quebrado. Ainda falta um bocado. Dos guarda-roupas nem cheguei perto, mas estão na lista assim como o home office. Nesse eu sei que vou demorar. Vai ser um dia para os livros e cadernos, outro para catalogar provas, tds e redações, mais um para o material de escritório (lápis, canetas, grampeadores, folhas A4...) e tudo terá que estar pronto segunda-feira quando retomo as aulas. 



VAI PRA MINHA AGENDA VERDE:

Devagar estou conseguindo deixar tudo organizado, cada coisa em seu lugar. E SEM PRESSA, SEM ESTRESSE, SEM COBRANÇAS! E você, como prefere fazer? O que acha melhor: um item e/ou armário por dia ou começar e só parar quando o trabalho acabar? Divide comigo como você faz? Eu vou amar saber.

BEIJOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário