Àqueles que esperam terminar o carnaval para iniciar um novo ano, o que não é o nosso caso aqui, FELIZ ANO NOVO!!! Sim, porque agora não há mais desculpas para arregaçar as mangas e fazer acontecer. Então, que tal aproveitar essa disposição toda e separar um cantinho da casa para ser o seu lugar de trabalho, ou como dizem na gringa, o seu home office? Já tem? Ótimo! Está organizado, com tudo no lugar? Não? Que tal fazer isso hoje? Não sabe como? Anota aí dicas importantes para deixar tudo do jeitinho que você merece:
1- Descartar papéis que já não servem, canetas que falham ou não escrevem, revistas velhas, enfim, fazer uma verdadeira limpa no que já tem e deixar apenas o que está em perfeito funcionamento.
2- Use e abuse de elementos organizadores. E assim, gavetas, caixas, cestos, potes de plástico e vidro, tudo pode servir para organizar e deixar cada coisa em seu lugar. Aqueles potinhos de papinha para bebês, por exemplo, são excelentes para guardar clipes, grampos de grampeadores, tachas. Canecas ficam lindas com lápis de cor, canetinhas.
3- Invista em armários com gavetas e tranca. Comprei um gaveteiro pequeno, de ferro (lindo) na Tok&Stok e foi a melhor aquisição. Cumpre com perfeição o seu papel. O nome dele é Gaveteiro Office Rolling, igualzinho a esse da foto a seguir:
4- Falando no gaveteiro que comprei, é nele que são arquivados os nossos documentos. Tudo em pastas e separados por assunto, o que é fundamental para uma boa organização. Aqui em casa, cada morador tem a sua pasta pessoal e há ainda uma para boletos do condomínio, outra para as contas dos cartões de crédito, uma outra para documentos de viagem e por aí vai. As pastas são guardadas nas gavetas também por assunto.
5- Um quadro magnético ou mural também são importantes. Dá para fixar boletos a vencer, lembretes, consultas médicas e muitas outras coisas além de decorar o ambiente. Pranchetas também são interessantes e bem mais baratas.
6- Prateleiras são sempre uma boa ideia. Nelas você pode colocar livros, revisteiros, caixas e o que mais precisar.
7- Mantenha o mínimo de coisas em cima da bancada. É para deixá-la livre que você investiu tanto em organizadores. O computador, a agenda, um porta objetos, um enfeite para dar um charme E SÓ!!!
8- Tenha o hábito de guardar tudo após o uso. Preciso mesmo explicar os motivos?
9- Esteja sempre atento(a) ao estoque de papéis, tinta da impressora, grampos, etiquetas. Tem coisa mais desagradável que procurar por um material e ele ter acabado? Já aconteceu comigo algumas vezes. Quem nunca?
10- É importantíssimo providenciar o que você precisa para fazer o trabalho fluir melhor. Há pessoas que usam apenas o computador, laptop ou até mesmo o celular. Há quem necessite de muito mais: eu que também sou professora preciso arquivar tarefas e provas além de um armário para guardar os muitos livros para pesquisas. Não posso ficar sem papéis, canetas, lápis e outros materiais diversos. Cada profissional sabe o material que precisa e como organizá-lo para facilitar a vida.
11- Etiquetar, esse é o segredo. Facilita na hora de procurar aquela pasta específica, o material que está em determinada caixa. Tenho a Rotuladora Etiquetadora Brother Pt-70 P-touch e posso garantir que facilita muito a minha vida. A minha foi comprada na Kalunga do Shopping RioMar, em Fortaleza.
12- Pense no que melhor atende às suas necessidades. Seu home office pode ser uma mesinha no canto de um cômodo ou um cômodo inteiro da sua casa, não importa! Mantenha-o organizado e trate-o com carinho.
A seguir, algumas outras sugestões de lugares lindos, práticos e úteis para um home office de sucesso. Espero que as imagens inspirem e tragam boas ideias para o cantinho dos seus sonhos. BEIJOS!!!!!
FICA A DICA:
"TENHA UM LUGAR BEM ILUMINADO, AGRADÁVEL E VENTILADO, SE POSSÍVEL, COM AR CONDICIONADO. NADA IMPEDE QUE VOCÊ TENHA SUA MÚSICA, DESDE QUE ELA NÃO ATRAPALHE O SEU DESEMPENHO".
ROBERTO NEGRETE, ARQUITETO.
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