Faz tempo que venho tentando mudar os meus hábitos de consumo. Para isso, comecei a ler mais sobre o assunto e a seguir nas redes sociais pessoas que levam uma vida mais leve, sem exageros. Hoje quero dar as minhas impressões sobre o livro REALIZE SEUS SONHOS GASTANDO POUCO, da Youtuber Ana Bochi.
Eu acompanho a autora em seu canal homônimo desde o começo e por isso assisti a grande transformação de vida dela e do marido, o carismático José. Tudo graças ao minimalismo, que proporciona ao casal um estilo que melhora de qualidade a olhos vistos. Quando ela decidiu escrever o livro é claro que eu comprei, mesmo sabendo como eles vivem e como conseguem com tão pouco.
A leitura é fácil, simples e muito agradável. É o resumo de tudo o que a autora prega e faz no dia a dia. Tem várias sugestões legais e para a minha grata surpresa, muitas delas eu já coloco em prática. A seguir, alguns trechos do livro que podem ajudar você também a repensar seus gastos.
"Muitas vezes, comprei roupa para uma vida que existia na minha imaginação, não para a que tinha. Eu era uma vendedora que passava o dia trabalhando e, no final de semana, gostava de ficar em casa assistindo a filmes. Mas, ao comprar roupas, não queria peças para trabalhar ou ficar em casa, só queria vestidos para a balada. Ficava muito feliz quando estava provando e comprando as roupas, porque sempre achava que teria alguma ocasião especial para usar aquelas peças, mas isso nunca acontecia."
Vi-me nessa fala. Perdi a conta das vezes em que comprava para aquele dia que tanto demorava a chegar, e quase sempre nem chegava. Entrando no terceiro mês sem comprar roupas, calçados, bolsas e acessórios percebo que ainda tenho roupas etiquetadas, coisas que mal usei e o melhor, um equilíbrio financeiro que me enche de paz. Tô no azul em plena pandemia, enquanto muitos estão endividados.
"Tenha somente a quantidade necessária para você, tudo que é supérfluo acaba se tornando desperdício de tempo, dinheiro e espaço."
"Você já parou para pensar por que nos arrumamos tanto para a sociedade e, quando chegamos em casa, colocamos uma roupa bem velha para ficar com as pessoas que amamos de verdade? "
"O mais importante é a gente se sentir bem e confortável na nossa casa, e nada melhor para levantar a autoestima do que ficar bonita para si e para sua família, que também merece a sua melhor versão."
"Compre apenas o que você tem certeza de que irá consumir. Se, em algum momento, quiser preparar uma receita diferente, é só passar no supermercado mais próximo."
"Não se endivide! Espere para comprar quando conseguir guardar o dinheiro necessário e, se possível, pague à vista".
Com esses poucos trechos dá para se ter uma noção do quanto a leitura é leve, mas significativa e cheia de boas ideias. Eu gostei do livro e destaquei muitas passagens que me farão reler sempre que precisar. Beijos.
"QUANDO TEMOS UM FOCO, DEIXAR AS COISAS QUE SÃO SUPÉRFLUAS PARA TRÁS ACABA SENDO MAIS FÁCIL. QUANDO COLOCAMOS NOSSOS OBJETIVOS EM PRIMEIRO LUGAR NAS TAREFAS DO DIA, APRENDEMOS A ADMINISTRAR MELHOR O TEMPO E A RENDA."
ANA BOCHI