segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

MUITO ALÉM DE SOL E MAR: GUARAMIRANGA

Se você não é cearense e só procura as terras alencarinas por causa das praias, não sabe o que está perdendo. O Minha Agenda Verde quer hoje apresentar a você GUARAMIRANGA, uma linda cidade na região serrana do Maciço de Baturité, a 104 km de Fortaleza.


Área de proteção ambiental, sua sede fica a 865 metros de altitude, o que faz do clima frio ao longo do ano, um atrativo à parte.


A pequena cidade de pouco mais de 4.000 acolhedores habitantes possui um ecossistema único pelas suas condições climáticas e geográficas. Sua vegetação é composta de mata atlântica.


Com acesso pelas CE's 060 (por Baturité) e 065 (por Palmácia), a Cidade das Flores ou Suíça Cearense como é carinhosamente chamada é um dos destinos turísticos mais interessantes do estado por seus atrativos naturais, culturais, históricos e artísticos.


Durante o carnaval (aproveita que está chegando), Guaramiranga sedia um festival de jazz e blues , recebendo importantes nomes do cenário nacional e internacional desses ritmos, atraindo inúmeros visitantes e apreciadores da boa música. Quem já foi diz que é simplesmente maravilhoso e recomenda.


                     Entre os pontos turísticos a serem visitados, o Minha Agenda Verde destaca:

                                                      MOSTEIRO DOS JESUÍTAS


Em fevereiro de 1922, os padres jesuítas decidiram abrir uma escola apostólica no Nordeste para a formação dos seus padres e irmãos. Sabendo dessa intenção, o comendador Ananias Arruda ofereceu o Sítio Olho D'Água que seria comprado a preço reduzido (por seu intermédio), pela Arquidiocese de Fortaleza do então proprietário. Sua construção levou 10 anos e a Pedra Fundamental que deu início à obra foi retirada das ruínas da antiga Igreja dos Jesuítas, na cidade de Aquiraz (CE), demolida quando os jesuítas foram de lá expulsos em 1748.

                                        TEATRO MUNICIPAL RAQUEL DE QUEIROZ


Com capacidade para 500 pessoas, o teatro é palco do Festival de Jazz e Blues, durante o carnaval e do Festival Nordestino de Teatro, em setembro. O nome é uma homenagem à escritora cearense Raquel de Queiroz, que morou na cidade em 1919.

                                                                     PICO ALTO


Local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 115 metros, possui um mirante onde os visitantes podem apreciar o pôr do sol e uma vista privilegiada de todo o maciço.

                                 IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Igreja batizada em homenagem à padroeira da cidade, fica pertinho da praça principal de Guaramiranga. Sua construção clássica e simétrica data de 1873.

                                                           PARQUE DAS TRILHAS


A placa diz tudo: é um parque voltado para o ecoturismo e esportes de aventura. Além das três trilhas, há ainda passeio de caiaque, descida de tirolesa, prática de rapel. Aliás, Guaramiranga tem várias opções para quem gosta de esportes ao ar livre.


Você pode ainda conhecer em Guaramiranga:

* Biblioteca Municipal Rui Barbosa;
* Igreja Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Gruta;
* Parque das Cachoeiras;
* Campo Batalha e outros lugares bem interessantes.


                                                          VAI PRA MINHA AGENDA VERDE:


Curtir a noite de Guaramiranga é um programa imperdível. São muitas as opções gastronômicas nos charmosos restaurantes com música ao vivo e do maior bom gosto. As pessoas circulam pelas calçadas dando graça e charme ao lugar. A temperatura que baixa ainda mais é outro elemento encantador. BEIJOS!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário