sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

AS PRAIAS DO LITORAL LESTE CEARENSE

Com 578 km de extensão, o litoral do Ceará conta com praias paradisíacas, sol permanente, ondas e ventos propícios à prática desportiva. Atraídos por tanta beleza, cada vez mais turistas vêm à Terra da Luz (como o estado é conhecido).


A capital Fortaleza divide o litoral em dois trechos. 


O trecho que vai de Fortaleza para oeste, em direção ao Maranhão é chamado de Costa do Sol Poente.


O trecho que vai de Fortaleza para leste, em direção ao Rio Grande do Norte é chamado Costa do Sol Nascente.


Hoje, listarei 10 lindas praias do litoral leste por ordem de proximidade com Fortaleza. Com vocês...


 10 BELAS PRAIAS DA COSTA DO SOL NASCENTE.


1- PORTO DAS DUNAS: Com excelente infra-estrutura turística, conta com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes, além do maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. Fica a 22 km de Fortaleza.



2- IGUAPE: Pequena e simples, é pouco explorada por turistas. Reduto de pescadores, atrai surfistas e praticantes do standboard, atraídos pelas boas ondas. O  pôr do sol é um belo espetáculo diariamente. Fica a 44 km de Fortaleza.



3- ÁGUAS BELAS: Localizada a 60 km de Fortaleza, encanta pelo lindo cenário do encontro do rio Malcozinhado com o mar. Tudo isso emoldurado por paisagens paradisíacas.


4- MORRO BRANCO: É conhecido por suas areias coloridas, usadas no trabalho de silicografia (arte de desenhar com areia). Fica a 84 km de Fortaleza e dentre as atrações da praia estão o Labirinto do Morro Branco, formado pela erosão das falésias e as dunas branquinhas.



5- PRAIA DAS FONTES: A 93 km da capital cearense, aqui você escolhe entre tomar banho de água salgada no mar ou banho de água doce, nas fontes naturais que descem das falésias até a praia. Difícil, né?


6- PONTAL DE MACEIÓ: A pequena vila de pescadores, a 118 km de Fortaleza, conseguiu escapar do desenvolvimento turístico de massa. As idas e vindas dos pescadores ditam o ritmo do lugar. Tranquilidade tem nome: Pontal de Maceió.



7- CANOA QUEBRADA: Distante 166 km de Fortaleza, a povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos hippies, que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Cenário do filme Bella Dona em 1997, transformou-se em um dos principais destinos turísticos do Ceará. À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal, carinhosamente chamada de "Broadway", embalados pelo ritmo do Reggae e do Forró.


8- PONTA GROSSA: Permanecendo quase em estado nativo, isolada e sem infra-estrutura turística, a Praia de Ponta Grossa apresenta paisagens selvagens e belas formações rochosas com as mais variadas cores, do amarelo, passando pelo laranja, vermelho, ocre e até mesmo incríveis tons de vinho. É lá que se come a lagosta mais saborosa de toda a região, além dos maiores e melhores peixes e camarões. Não dá para perder, né?



9- REDONDA: Considerada por muitos a mais bela praia do litoral leste, Redonda também é rodeada por dunas e falésias. É um lugar excelente para quem deseja um ambiente tranquilo, propício para relaxar. É uma praia de pesca, principalmente a de lagosta.


10- QUITÉRIAS: Tem como mérito ser desconhecida, o que dá ao pequeno vilarejo de pescadores todo um fetiche de local ainda inexplorado. Um passeio de jangada, nadar bem longe do mar ( as ondas são mínimas), acompanhar o trabalho dos voluntários do Projeto Peixe-Boi, comer um peixe frito ou cozido fresquinho, pescado na hora são algumas das atrações do lugar. Fica logo após Redonda.



Qual(is) dela(s) recomendo? TODAS!!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário