sábado, 28 de março de 2015

VIAGEM PELA TOSCANA: SAN GIMIGNANO, MONTALCINO, CORTONA E SIENA

Após três dias em Roma, hora de pegar a estrada rumo à Toscana, uhuuuu!!!! Para isso, a turma alugou três carros e em um deles, olha quem estava à frente do volante:

                                                       Pé na estrada, aí vamos nós!!!!!

A ideia era dormir em Siena, com visitas rápidas a San Gimignano e Montalcino. Até lá, paisagens de tirar o fôlego:


Era inverno, ainda assim as paisagens eram lindas. O tempo todo imaginávamos como seria tudo isso na primavera e no outono.


  A cada parada, um flash. É que tudo é muito encantador. A viagem mal tinha começado e eu já estava apaixonada pela Toscana.


                                                Frrrrrriiiiiiooooo, dá para notar?

     
                                                      SAN GIMIGNANO





Sobre um monte de 334 metros de altura e com imbatível vista para o Vale de Elsa, San Gimignano é uma cidadezinha de 7.000 habitantes, o que já lhe confere um charme todo especial.                             

Não dá vontade de morar num lugar assim?   


    Com atmosfera feudal, cercada de muralhas e ruelas simpaticíssimas, San Gimignano é a cara da Toscana.                                                                                                                                        


De tão pequena, é muito fácil percorrê-la a pé de ponta a ponta.

  
       San Gimignano também é famosa por seu gelato. O sorvete, ops, gelato da Gelateria Dondoli, na        Piazza della Cisterna (a praça central da cidade) e de propriedade do carismático Sergio Dondoli foi quatro vezes (2006/2007/2008/2009) eleito o melhor sorvete do mundo.



Várias lojinhas em San Gimignano vendem lindas porcelanas coloridas ornadas com os característicos limões sicilianos. Deu vontade de embrulhar uma lojinha dessas e trazer para casa.

                                                                  Foto: Reprodução

San Gimignano produz um dos melhores vinhos brancos do mundo. O Vernaccia, produzido com uvas de mesmo nome, foi inclusive citado por Dante Alighieri na Divina Comédia.


Não dá para sair de lá sem uma comprinha.


                                     O centro turístico e comercial de San Gemignano.


A gente sai de lá já pensando numa próxima visita ao lugar.



MONTALCINO - A TERRA DO BRUNELLO




 Fazia muuuiiito frio e chovia quando chegamos em Montalcino. Para completar, era domingo, e aí já viu, né? Praticamente tudo fechado.


Montalcino é mais uma das lindas cidades medievais da Toscana. Com pouco mais de 5.000 habitantes, ela parece de mentirinha. Para deixá-la mais adorável, as ruas estavam praticamente desertas. Isso lhe conferia um charme extra.


Situada no topo de uma colina, Montalcino é cheia de becos e ruas estreitas, casas em tons de areia, telhados em terracota e ladeiras charmosas. Enfim, um cenário típico da Toscana. Aliás, a cidade é
Patrimônio da Humanidade. Muito fofa!!!!

Eita vovô José apaixonado pelos netos!!!! Vovô Adécio também aparece na foto e pelo jeito estava com frio.


 Depois de andar pela cidade admirando sua arquitetura, a fome bateu forte. Hora de procurar um bom restaurante e tomar um Brunello. Por falar em Brunello...


Brunello di Montalcino é um vinho obtido a partir das uvas Sangiovese, uma uva tradicional dessa região. O trabalho manual meticuloso em vinhas de baixo rendimento e colheita manual fazem do Brunello um vinho premiadíssimo e claro que a gente não ia deixar passar a oportunidade de experimentar vários rótulos.


Este foi o único restaurante aberto nessa tarde/noite em Montalcino. Quer saber? Nem precisava de
 outros. Aqui a farra (mais uma) foi graaaannnnde.  
                                                                              
                                                              Vovó também é coruja, viu?




Depois de uma massa espetacular e muitos Brunellos na cabeça, hora de renovar a adega de casa. Os maridos fizeram a festa. Pareciam as mulheres em shopping ou as crianças na Disney.


Não parece a gente na vitrine da Chanel?


Entre uma compra e outra, pausa para degustação.


Era noite alta quando saímos de Montalcino rumo a...




SIENA E CORTONA


Partimos para Siena onde dormiríamos no dia 15/03, passaríamos todo o dia 16/02 (com direito a um bate e volta a Cortona) e partiríamos no dia 17/03 para Florença. O fato é que chegamos muito tarde no Hotel Itália (mais um gol em matéria de escolha) e resolvemos descansar para o dia seguinte. Ah, o dia seguinte...



Quem disse que eu consegui levantar no dia seguinte? Uma virose violenta me deixou de acamada, sem a menor condição de sair. Resultado: 24 horas de febre, indisposição e uma sonolência que parecia não ter fim. O corpo todo doía. Acho que nunca aquela cama foi tão usada, rsrs. A verdade é que Siena e Cortona passaram batidas por mim. As fotos de lá são os registros do maridão (não era justo impedi-lo de ir, concorda?), SORRY.




Tinha um "gato"solto por Siena e Cortona!!!













No dia seguinte, antes de seguirmos para Florença, meu marido fez questão de me levar para dar uma voltinha  a pé por Siena. Queria me mostrar um pouco do que tinha visto. Muito fofo, né?


                         Ainda muito abatida, mas empenhada em aproveitar o resto de viagem.



Por hoje sobre a viagem é só. SÓ? Amanhã tem Florença por aqui.  beijos.

       insta @minhaagenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário