MUSEU DO VATICANO
Impossível descrever a sensação que se tem à medida que se adentra o Museu do Vaticano. Como não ficar estupefato(a) ante o acervo artístico e religioso de lá? Além disso, apreciar uma infinidade de salas ricamente adornadas de importantes e valiosas obras exige vigor físico e amor à arte, concorda?
Ao entrarmos, fomos direto ao Pátio da Pinha, nome que se refere à pinha de bronze (enorme, diga-se de passagem), em um dos prédios dos museus. Sim, no plural porque são seis museus lá dentro. Tá bom pra você?
Engana-se quem acha que a tal pinha é a peça que mais chama a atenção de quem por ali passa. Na na ni na não! Há no centro, uma esfera dourada chamada Sfera con Sfera. Não entendi o porquê dela ali. Dizem que Arnaldo Pomodoro, o artista italiano da obra quis representar o cristianismo. Não vi relação alguma, mas vai saber...
PÁTIO DA PINHA
Cortile della Pigna, o nome italiano do Pátio da Pinha.
Ao fundo, a pinha que dá nome ao pátio.
Sfera con Sfera, a escultura dourada
Durante o passeio, admiramos inúmeras salas e recantos. O Museu Gregoriano Egípcio, por exemplo, é um prato cheio para quem gosta das relíquias provenientes do Antigo Egito. Uma múmia de verdade é um dos pontos que mais atrai a atenção dos visitantes.
MUSEU GREGORIANO EGÍPCIO
Dizem que a maioria das peças egípcias foram saqueadas do lugar de origem e levadas para Roma.
Há tanta coisa para se ver nos Museus do Vaticano e a gente anda tanto por corredores e alamedas que depois de um tempo (e olha que a gente gosta de arte e história) sabendo que não conseguiríamos ver tudo de uma só vez, saímos à procura da Capela Sistina.
Este é o corredor conhecido como Sala dos Mapas que nos leva à Capela Sistina. De uma beleza inenarrável. Uma profusão de pinturas harmoniosas e detalhistas no teto que faz a gente ficar esticando o pescoço o tempo inteiro. Nas paredes, imensos mapas antigos que justificam o nome do salão. Confesso que foi um dos lugares que mais gostei.
A CAPELA SISTINA
A Capela Sistina é um dos lugares mais visitados do Vaticano. Lá é realizado o conclave que elege os
novos Papas. Encontramos o local tão lotado que foi impossível admirar e observar com calma a riqueza da pintura dos maiores nomes da Renascença, como Michelangelo, Rafael, Botticelli e Bernini. Isso nos deixou frustrados e com a sensação de que havíamos visto salas mais bonitas.
Foto reprodução da Capela Sistina, pois o seu interior não pode ser fotografado e nós somos obedientes.
O TETO DA CAPELA SISTINA
Foto: Reprodução
A pintura do teto da Capela por Michelangelo foi uma encomenda do Papa Júlio II, com quem o artista não se dava bem. Ainda assim, 680 metros quadrados foram pintados em quatro anos sem a ajuda direta de assistentes. Para realizar a obra, Michelangelo (que além de pintor era escultor, poeta e arquiteto) ficava praticamente deitado e pingos de tinta muitas vezes caíam em seus olhos.
OUTRAS BELEZURAS QUE ENCONTRAMOS PELOS MUSEUS DO VATICANO.
A PRAÇA E A BASÍLICA DE SÃO PEDRO
A chuva e o vento haviam dado lugar a um dia claro de sol gostoso quando chegamos à Praça de São Pedro. A imensidão, a imponência arquitetônica do estilo clássico e a força do lugar impressionam até os menos religiosos. Imagina então, quem tem uma inabalável fé católica como eu. Logo a gente lembra das quartas-feiras, quando o papa dá a sua bênção aos fiéis e as festividades que lá se realizam. Foi lá também que o hoje Santo João Paulo II sofreu em 1981 o atentado que quase o matou.
Foto: Reprodução
Depois de admirar a colunata, as esculturas, o exterior da basílica, um problema a resolver: Enfrentar ou não a imensa fila que havia se formado para entrar no santuário. Como em todos os dias do ano, ela só cresce à medida que o tempo passa.
À frente da colunata é possível ver o início da fila que dá acesso à Basílica de São Pedro.
Como já era tarde e a fila já contornava toda a praça, decidimos acordar mais cedo no dia seguinte e voltar para mais uma tentativa. Devo confessar que ficou uma frustraçãozinha por não ter dado certo. Mas, como dizia Scarlett O'Hara em ... E O Vento Levou: AMANHÃ SERÁ UM OUTRO DIA.
BEIJOS!!!!
insta @minhaagendaverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário