terça-feira, 25 de agosto de 2015

MUITO ALÉM DE SOL E MAR: SOBRAL

No último final de semana fomos a Sobral, município cearense, distante 230 km de Fortaleza  pela BR-222 e quarta economia do Estado. A cidade natal do humorista Renato Aragão e do cantor Belchior me surpreendeu pelo desenvolvimento e muitas opções de lazer. Confesso que fiquei encantada com a cidade de clima tropical quente e seco, com temperatura em torno de 30 graus celsius.

          A entrada da cidade de Sobral - Ao fundo, o Arco do Triunfo, ponto turístico do município

Museu Dom José, com coleções de porcelana, cristal, imaginária, mobiliário, paleontologia, etnologia, arqueologia, armaria, numismática, ourivesaria, iconografia, adereços e acessórios.

Teatro São João, em estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano e plateia em formato de ferradura com balcões, sua construção acompanhou a tendência europeia à época (o teatro foi construído entre 1877 e 1880) tornando-se importante referência histórica, cultural e artística do Estado.

Igreja da Sé: Com um dos frontispícios mais bonitos do Ceará, possui um pórtico com arco em pedraria importada de Portugal. A pedra fundamental da atual Igreja da Sé data de 02 de novembro de 1778.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretinhos: É a Igreja mais antiga de Sobral, construída em 1767, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

Câmara Municipal: Construída em meados do século XVIII, o andar térreo era ocupado pela cadeia e o andar superior era a Câmara de Vereadores.

Uma das mais antigas casas da cidade, pertenceu ao capitão-mor José de Xerez Furna Uchoa, bisavô de Maria Thomázia, presidente da Sociedade das Senhoras Libertadoras do Ceará, associação que lutou pela abolição da escravatura no Estado.

Casa de Cultura: Antiga residência das famílias Paula Pessoa / Figueiredo, abriga galerias de arte, sala de cine-vídeo, atelier, espaço de convivência, bem como a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral.

Museu do Eclipse: Criado em 1999 para celebrar os 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, o museu tem permanente exposição, mapas, fotos e instrumentos da época, um telescópio com câmera digital de alta definição e muito mais.

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras: Inaugurado como Grêmio Recreativo Sobralense em 1926, hoje abriga cursos de Inglês, Espanhol e Informática atendendo principalmente aos alunos das escolas públicas do município.

Sobral é uma cidade universitária, com uma vida noturna movimentada para divertir os gostos mais exigentes. Restaurantes, barzinhos, shoppings, casas de shows, opções não faltam para aproveitar a Princesa do Norte, como Sobral é carinhosamente chamada.

Ficamos no Tulip Inn, hotel que fica coladinho ao North Shopping (adorei), mas não tem piscina (ponto negativo).

Vale muito a pena visitar Sobral e conhecer seus encantos, sua história. Fica a dica para cearenses e turistas, afinal, nossa terra vai MUITO ALÉM DE SOL E MAR. BEIJOS!!!!!!


                                                               insta: @minhaagendaverde
                                                               face: Minha Agenda Verde





Nenhum comentário:

Postar um comentário