terça-feira, 30 de junho de 2015

DICA DE LEITURA: A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO

O livro já tem mais de 2 milhões de exemplares vendidos e é o number one na lista do The New York Times. Por que ele é um sucesso tão grande? Bem, primeiro porque é o sonho de todo mundo aquela casa organizadíssima, com tudo no lugar. Segundo porque nos mostra que durante toda a vida fizemos tudo errado e por isso nunca conseguimos a tal organização dos sonhos. Terceiro porque dá uma vontade danada de seguir as orientações do livro para ver se realmente Marie Kondo, a autora, tem razão.

O motivo desta sugestão de leitura é dividir com vocês algumas das muuuuiiiitas coisas que me fizeram refletir sobre a tal organização de verdade. São trechos que destaquei no próprio livro. Vamos a eles:

1- As pessoas acreditam que arrumaram tudo, quando na verdade apenas guardaram as coisas. Organizar é mais que isso.

2- Organizar é uma atividade muito simples. O trabalho envolve basicamente duas ações: definir se vai ou não jogar fora, e depois definir onde guardá-lo.

3- Tirar as coisas do campo de visão cria a ilusão de que a bagunça foi eliminada, mas logo logo os compartimentos voltam a ficar cheios e o quarto fica desorganizado novamente. É por isso que a organização deve ser iniciada pelo descarte.

4- Em vez de decidir que hoje você vai arrumar determinado cômodo, estabeleça metas como "roupas hoje, livros amanhã". Você deve sempre pensar em termos de categoria e não de localização.

5- Assim que tiver colocado a casa em ordem, a organização se resumirá à simples tarefa de devolver as coisas aos lugares de origem. Na verdade, isso se torna um hábito inconsciente.

6- A melhor forma de escolher o que guardar e o que descartar é pensar se aquilo nos faz felizes. Você fica alegre rodeado de livros que nunca leu e que sabe que não irão tocar o seu coração? Acredita que ter acessórios que nunca vai usar lhe deixará contente?

7- Qual o objetivo de guardar algo que você não sabe para que serve?

8- O motivo pelo qual cada item deve ter seu local específico é que a existência de um objeto sem lugar definido multiplica as chances do retorno à bagunça.

9- Sempre que possível, armazeno tudo na vertical, incluindo roupas, que dobro e disponho em gavetas (uma ao lado da outra, e não em cima da outra). A chave da organização vertical é nunca empilhar coisas.

10- Imagine viver num ambiente que só contenha coisas que lhe dão alegria. Não é esse o estilo de vida dos seus sonhos?


Comprei o meu livro na Livraria Cultura de Fortaleza. Estou tentando colocar em prática os ensinamentos da japa.


Comecei pelo armário do marido. Quem acompanha o meu insta já viu por lá. Não é por nada não, mas ficou show e o maridão ficou feliz da vida. Aos pouquinhos tudo vai ficando lindo. BEIJOS!!!!

insta: @minhaagendaverde
face: Minha Agenda Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário